Último Gesso

Depois da retirada do último gesso, coloca-se a órtese (Dennis Brown), durante 3 meses é necessário o uso 23 horas por dia (retirando somente para o banho) e depois com autorização médica passe-se para 14 horas por dia por período indeterminado (depende de cada caso), com acompanhamento de 3 em 3 meses para avaliação.
Quando o bebê flete e estende os joelhos na órtese de abdução utilizada em período contínuo por 3 meses, ele fortalece os músculos fibulares e os músculos extensores que contrapõem a força dos músculos flexores e os músculos gastro-sóleos.As recidivas são raras com o uso contínuo da órtese por 14 a 16 horas por dia (quando a criança dorme) até os 3 a 4 anos de idade. Em poucos casos, a transferência do tendão do músculo tibial anterior para o terceiro cuneiforme é necessária para balancear permanentemente o pé.

Dia das Mães

Visita da irmãzinha no hospital. Marcelinho ainda em observação pós-tenotomia.


Tenotomia

A tenotomia do Marcelo foi feita no dia 12/05/2006, pelo Dr Daniel Fumagali. O procedimento é simples, e rápido com anestesia local ou geral, isso depende de cada médico.
A anestesia do Marcelo foi geral e infelizmente ele teve complicações que não foram vistas pela equipe do pós-operatório.Ele teve insuficiência respiratória e precisamos ficar com ele alguns dias até que se recuperasse.

A tenotomia é pequena, às vezes nem precisa dar ponto.
Observem na foto que interessante, o antes e depois.Vejam como o pé estava equino.
Para o bom desempenho e conforto como uso da órtese, o calcanhar precisa encostar na sola da bota e somente com a tenotomia isso seria possível.